sexta-feira, 8 de novembro de 2013

POV - Epistolar

Um POV Epistolar é aquele em que é escrito em cartas! Era muito utilizado antigamente, antes das redes sociais, já que a carta era uma forma de conversação.

Essa narrativa pode ser em 1a pessoa, 3a pessoa ou 2a pessoa do singular ou plural. E é uma carta, que pode ser única - e ser o livro todo uma única carta - ou várias cartas endereçadas a alguém.

Existem poucos romances utilizando-se dessa narrativa atualmente, mas eles existem.

A grande dificuldade nesse estilo é que o leitor nunca poderá testemunhar ações diretas, não importa o quão bem ele esteja relacionado com a carta. é ainda uma leitura em "segunda mão". Isso pode colocar uma distânca entre o leitor e a história que não é boa, por tornar mais difícil do leitor se identificar e se envolver na história (imersão). Nesse caso, o leitor tem que trabalhar bem a narrativa para garantir que isso não aconteça.

Um livro muito bom escrito nesse estilo é "Precisamos falar sobre Kevin", do premiado autor Lional Shriver.

Apesar de parecer meio "ultrapassado" falar por cartas, hoje em dia, pode ser uma forma romântica de seus personagens se relacionarem, já que um está contando ao outro suas ações.

Se quiser usar esse estilo e tiver mais de um personagem escrevendo cartas, lembre-se de criar um estilo de escrita para cada personagem. É difícil, mas pode ser muito interessante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo!
O sucesso deste blog depende de sua participação.
Comente!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...